Família Ferragut

história da Família Ferragut guarda semelhanças com outras de famílias bem sucedidas de imigrantes europeus estabelecidos na região, há mais de um século e que souberam mostrar para seus descendentes como vencer na vida dentro de uma ética baseada na disciplina do trabalho e na restrição ao consumo.
Numa primeira fase, mais penosa, há um momento de acumulação em que a família passa por dificuldades e privações, e é caracterizada como um passado heroico, marcando a identidade da família, que a define como uma família trabalhadora e vencedora. As privações observadas nesta primeira fase são recompensadas com a aquisição de propriedades.
“ O meu avô veio da Espanha e minha vó da Itália, não sei bem preciso, mas deve ser em 1903, para trabalhar no café. Com a crise do café, em 1929, acabaram os fazendeiros. Com a economia que fizeram, compraram essa propriedade aqui e botaram toda a família para trabalhar. Esse pessoal que veio da Europa já tinha como costume de vida trabalhar e economizar. A nossa família nunca mais teve aperto porque todo mundo levantava cedo para trabalhar, cada um fazia a obrigação dele” (Carlos Ferragut, vitivinicultor, 84 anos) Nascido em Vinhedo, na propriedade, Chácara Santo Antônio em 1931, Carlos Ferragut, filho de pai espanhol e mãe italiana, acompanhou e participou do crescimento de Vinhedo, desde a antiga Rocinha.

Tradição
O vinhedense conhecido na cidade e região pela impecável produção de vinhos, mantém viva a cultura e tradição artesanal.
Carlos relembra a sua infância, onde desde criança participou junto ao seu pai, do feitio de vinho artesanal, mas na época, apenas para consumo próprio. Por volta de 1960, seu pai começou a investir na produção de vinhos, comprando uma maior variedade de uvas e, ao longo desses anos, o ingresso de grande sucesso no comércio de vinhos foi conseqüência de grande dedicação e trabalho.
Hoje, Carlos Ferragut é proprietário da Adega Familia Ferragut, que é conduzida com muita paixão pelo que se faz e conta com a participação de seus filhos e netos.